A Diretoria do Bem-Estar Animal possui uma lotação máxima de aproximadamente 200 animais. Recolhemos animais em situação de rua que estejam doentes e/ou atropelados, ou aqueles vítimas de extremos maus-tratos, onde o autor do fato é identificado.
O abandono é o principal fator para o aumento de animais em situação de rua. Por isso, a Dibea promove castrações gratuitas para reduzir as taxas de abandono na cidade. Infelizmente não conseguimos recolher todos os animais em situação de rua, por isso, o órgão foca naqueles bichinhos que mais precisam de ajuda. Dependemos muito que os animais que estão no canil sejam adotados, para assim abrir novas vagas.
Os moradores das comunidades podem ajudar esses animais em situação de rua com a castração, e atendimento médico veterinário oferecidos pela DIBEA. Desde que um tutor se responsabilize pelo animal.
Caso a comunidade queira ajudar os animais podem trazer para consulta veterinária e já agendar a castração. Assim evitando o aumento da população de animais em seu bairro, pois animais castrados possuem mais chance de serem adotados.
Ainda, a comunidade pode transformar o animal em comunitário até que alguém se interesse em adotar.